Release Congresso Retina 2019

  • 17 de abril de 2019
  • Comentário: 0

O 44º Congresso Brasileiro de Retina e Vítreo aconteceu entre os dias 10 a 13 de abril, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza/CE. Reunindo em torno de 1300 pessoas, o congresso teve 18 palestrantes internacionais de 7 países e mais de 150 palestrantes brasileiros falando sobre novidades e discutindo assuntos de interesse na área da medicina oftalmológica.

Entre as inovações apresentadas tivemos a Cirurgia 3D que está auxiliando os médicos para realizarem com mais precisão os procedimentos para a retina e vítreo, ajudando na recuperação dos pacientes.

Também foi apresentada a Tomografia de Coerência Óptica com Angiografia, OCT, considerada hoje um exame fundamental para diagnóstico, evolução e controle pós operatório de múltiplas afecções maculares. Em termos de medicamentos, foi bastante comentado o Brolucizumab, que ainda não foi aprovado no Brasil, mas até o final do ano será aprovado nos Estados Unidos e ajudará nos tratamentos de degeneração macular.

Na cerimônia de abertura estiveram presentes os Drs. André Jucá e Leiria Andrade, Presidentes do Congresso, Dr. Magno Ferreira, Presidente da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV), o Exmo. Sr. Roberto Cláudio Bezerra, Prefeito de Fortaleza, além dos homenageados da noite, Dr. João Eugenio Medeiros e Dr. Marcos Pereira de Ávila, ex Presidentes da SBRV. A família do Dr. Suel Abujamra (In memorian) participou da cerimônia para receber a homenagem em seu nome.

O tributo da noite foi feito para o Professor Dr. Suel Abujamra (1933-2018), relatando sobre sua vida particular e sua carreira médica. Sua esposa Roseli e um dos seus 3 filhos, Caio, estavam presentes para prestigiar a noite. Uma frase que o Dr. Suel sempre falava e marcou a noite foi “Precisamos mobilizar e conscientizar a todos que a cegueira é prevenível”.

Deixe uma resposta